Na caracterização física das personagens das histórias, e não só, surgiram textos sobre a caracterização da Mãe.
A minha Mãe tem olhos castanhos e tem as unhas pintadas de cor escura, tem cabelo comprido com madeixas e é um pouco gorducha.
Daniela Sofia / 2º anoA minha Mãe tem olhos castanhos e cabelo castanho. Às vezes, ela está a pintar as unhas de todas as cores e usa colares e pulseiras. A minha Mãe anda sempre a trabalhar nos campos e nas terras. Às vezes anda contente e outras vezes está triste e leva-me a passear.
Zenóbia Catarina / 2º anoA minha Mãe é baixa, é bonita e tem olhos castanhos. O cabelo é preto. Eu acho a minha Mãe a mais espectacular de todas.
Catarina Neves / 2º anoA minha Mãe é bonita, baixa, magra, tem cabelos castanhos, olhos esverdeados, é amiga, simpática e eu gosto muito dela.
Jorge Silva / 2º anoA minha Mãe é bonita, é amiga e é a melhor mãe do mundo. Ela ajuda-me nos T.P.Cs, a ler e a escrever. A Mãe trabalha muito mas tem sempre tempo para mim. É a minha Mãe.
Geraldo Sousa / 2º anoA minha Mãe é magra e tem olhos castanhos. Às vezes pinta os lábios de castanho. A minha Mãe tem cabelo curto e com madeixas. A minha Mãe tem brincos e óculos. Ela é bonita.
Joana Rita / 2º anoA minha Mãe tem cabelos castanhos, olhos castanhos é baixa e meio gordinha. Tem 33 anos e mede 157 cm de altura. Eu adoro a minha Mãe.
Inês Beatriz / 2º anoA minha Mãe é gordinha. Ela é baixinha em 160cm. O cabelo é loiro e tem olhos castanhos. A cara é redondinha. A cor da pele é branquinha.
Dorin Mamaliga / 2º anoA minha Mãe chama-se Dina e tem 38 anos. A minha Mãe é alta e é um bocadinho gorda, é bonita, tem cabelo preto e é fixe. A Mãe é minha amiga, brinca comigo e dá-me muitos miminhos.
Marcos António / 2º anoA minha Mãe é magra, alta e ela é brincalhona. Eu gosto muito da minha Mãe, é bonita e usa óculos. Ela agora tem o olho doente. Tem cabelos castanhos e anda sempre bem vestida.
Íris Daniela / 2º anoA Minha Mãe tem unhas cor de pele e tem olhos castanhos. Ela é magra e tem cabelos curtos. Eu gosto muito da minha mãe.
Ricardo Jarreta / 2º anoÉ assim que vemos as nossas mães